quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O OLHAR DO AMOR INCONDICIONAL ATRAVÉS DO OLHAR CONDICIONAL DO PROFISSIONAL

A atuação da família na construção do ser humano, o pensar conjunto, a transmissão dos valores através da experiência socializadora são fatores significativos que vem a somar para a construção de uma sociedade mais humana.
Sabe-se que a família é o primeiro e mais importante núcleo de nossas relações e, neste sentido, o pai e a mãe que participam da vida de seus filhos, que constroem exemplos positivos não só através de seu discurso, mas também de suas atitudes irão contribuir também para a formação de um ser humano mais consciente em todas as esferas em que atuar, tanto na escola como também nos outros ambientes onde conviver.
Consoante ao exposto torna-se também de grande importância a cooperação e interação com profissionais para a solução de situações e, através da imagem retratada acima se pode perceber a troca de informações entre o setor pedagógico e a família para construírem juntos novas alternativas diante das situações que surgirem.
Quando se fala em crianças e adolescentes, temos que falar, essencialmente nos seus “ cuidadores” sejam pai, mãe, avós ou tios, mas sem dúvida estes, por sua vez ficam em meio ao fogo cruzado, pois em muitos casos estes também são inconseqüentes quando, por exemplo, se tornam iguais ao adolescente, ou seja: Não se sentem diferentes dos mesmos e agem como se fossem adolescentes também. É preciso uma atitude ADULTA e bastante pensada diante da educação destes.
O que sabemos? Disseram-me que é falta de informação. Mas como? Estamos em meio ao mundo da informação. Então é excesso dela. Mas é aí que está a sacada. Como se tem muitas informações nós a negligenciamos. Não levamos em conta as conseqüências como se existisse resposta para tudo, por mais tecnologia que o mundo esteja inserido as conseqüências de todas as doenças e atos virão. Não tem como fugir desta realidade e não tem GOOGLE que nos de resposta para atos impensados.
- Sob essa perspectiva, o cuidado, na lição de Leonardo Boff,"representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilização e envolvimento com o outro; entra na natureza e na constituição do ser humano. O modo de ser cuidado revela de maneira concreta como é o ser humano. Sem cuidado ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. Se, ao largo da vida, não fizer com cuidado tudo o que empreender, acabará por prejudicar a si mesmo por destruir o que estiver à sua volta. Por isso o cuidado deve ser entendido na linha da essência humana"
Imaginamos que pela cabeça dessa criança deve estar passando o seguinte, conforme a letra de um música, por que desde que nascem se perguntam:
QUEM SOU?
QUEM É?
ONDE ESTOU?
PARA ONDE VOU?
MEU DEUS DO CÉU ... ONDE VIM PARAR!!!
E começamos a imaginar: No que que isso vai dar?
Crianças devem brincar, dançar, saltar, correr...
E quando crescerem tem o mundo para ganhar.

texto elaborado pelas professoras:
Ana Paula Silva da Silva
Kelly B. Costa
Luciane Manfro
Mara Ritta
Marcialice R. de Santanna
Nanci Andrade
Regina Maria Pacheco
Rubia Petry Caraffa
Silvia B. Maciel

Um comentário:

  1. Olá,RAINHA DE ELFAME!!!
    Gostei de ver teu blog e prometo participar...
    Muito bom poder opinar sobre tema tão importante "Amor incondicional,pois nós todos, educadores, deveríamos entender que sem afeto não existe aprendizagem e que esta só acontece num clima,numa relação de amizade e atenção...atenção no sentido de estar atento às necessidade e interesses do aluno... juntos,professor x aluno desejarem e projetarem possiveis mudanças...visando o bem comum,uma sociedade mais humana...

    ResponderExcluir